EMEIF______________________________________________data_____/____/____
Nome_______________________________________________ 3º Ano______
Avaliação diagnóstica – interpretação de Fábulas
Avaliação diagnóstica – interpretação de Fábulas
A formiga e a pomba
Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber ága.
Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza.
Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo.
Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.
Logo que alcançou a terra, a formiga viu um caçador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.
Vendo que a pomba corria perigo, correu até o caçador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.
De lá, ela arrulhou para a formiga:
__ Obrigada, querida amiga.
“Uma boa ação se paga com outra”.
(Esopo)
Assinale com um x as respostas corretas
1) . Este texto é uma fábula porque apresenta características como (A) humor e seres encantados. (B) instruções e imagens. (C) tabelas e informações científicas. (D) animais como personagens e moral da história. 2) O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra sublinhada refere-se a (A) grama. (B) água (C) folha. (D) formiga. |
3) A formiga se salvou da correnteza porque
(A) o rio parou de correr.
(B) o caçador a tirou de dentro do rio.
(C) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.
(D) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.
4) . A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que
(A) se debatia na correnteza. (C) se escondia atrás de uma árvore. (B) foi presa pela rede do caçador. (D) alcançou a terra.
5) .No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com
(A) fome. (B) frio.
(C) sede. (D) calor.
6) "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica
(A) a moral da história.
(B) que a história acabou.
(C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.
(D) que foi o caçador de pássaros quem falou.
4 comentários:
Amei as atividades, foram muito úteis no meu trabalho!!!
Zilda
Obrigada Zilda, volte sempre!!!
Amei as atividades principalmente as histórias em quadrinhos, que é o conteúdo que estou trabalhando com o 9º ano. Foi muito bom acrescentou muito ao meu trabalho e ao desenvolvimento da turma.
Marinedy
São Miguel do Guaporé-Rondônia.
Marinedy, fico feliz que vc possa aproveitar alguma coisa aqui do blog.
Postar um comentário