Seguidores

domingo, 12 de junho de 2011

Fábula A formiga e a pomba / avaliação

EMEIF______________________________________________data_____/____/____

Nome_______________________________________________ 3º Ano______
                                Avaliação diagnóstica – interpretação de  Fábulas


A formiga e a pomba


            Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber ága.

Para alcançá-la, devia descer por uma folha de grama. Quando assim fazia, escorregou e caiu dentro da correnteza.

Uma pomba, pousada numa árvore próxima, viu a formiga em perigo.

Rapidamente, arrancou uma folha da árvore e deixou-a cair no rio, perto da formiga, que pode subir nela e flutuar até a margem.

Logo que alcançou a terra, a formiga viu um ca­çador de pássaros, que se escondia atrás duma árvore, com uma rede nas mãos.

Vendo que a pomba corria perigo, correu até o ca­çador e mordeu-lhe o calcanhar. A dor fez o caçador largar a rede e a pomba fugiu para um ramo mais alto.

De lá, ela arrulhou para a formiga:

__ Obrigada, querida amiga.

“Uma boa ação se paga com outra”.

(Esopo)

Assinale com um x as respostas corretas

1) . Este texto é uma fábula porque apresenta características como
(A) humor e seres encantados.
(B) instruções e imagens.
(C) tabelas e informações científicas.
(D) animais como personagens e moral da história.

2)  O texto começa dizendo Uma formiga sedenta veio à margem do rio para beber água. Para alcançá-la devia descer por uma folha de grama. A palavra sublinhada refere-se a
(A) grama.                 (B) água
(C) folha.                  (D) formiga.


3)  A formiga se salvou da correnteza porque

(A) o rio parou de correr.

(B) o caçador a tirou de dentro do rio.

(C) caiu um galho de árvore em que ela se apoiou.

(D) ela subiu numa folha de árvore jogada ao rio pela pomba.

4) . A formiga viu o caçador preparado para caçar a pomba no momento em que

(A) se debatia na correnteza.                  (C) se escondia atrás de uma árvore.                                                                (B) foi presa pela rede do caçador.         (D) alcançou a terra.



5) .No início do texto, diz-se que a formiga estava sedenta. Isto significa que a formiga estava com

(A) fome.                      (B) frio.

(C) sede.                      (D) calor.



6)  "Uma boa ação se paga com outra". A frase, escrita entre aspas e em letras maiores que as do texto, indica

(A) a moral da história.

(B) que a história acabou.

(C) a amizade que se formou entre a pomba e a formiga.

(D) que foi o caçador de pássaros quem falou.

4 comentários:

Anônimo disse...

Amei as atividades, foram muito úteis no meu trabalho!!!
Zilda

Rose disse...

Obrigada Zilda, volte sempre!!!

Anônimo disse...

Amei as atividades principalmente as histórias em quadrinhos, que é o conteúdo que estou trabalhando com o 9º ano. Foi muito bom acrescentou muito ao meu trabalho e ao desenvolvimento da turma.

Marinedy
São Miguel do Guaporé-Rondônia.

Rose disse...

Marinedy, fico feliz que vc possa aproveitar alguma coisa aqui do blog.

Postar um comentário