- Inferir uma informação implícita em um
texto.
1 - Leia o seguinte texto:
O
Cachorro e sua Sombra
Um cão que carregava um pedaço de carne
roubada na boca estava atravessando um rio quando viu sua imagem refletida na
água.
Então, pensando que estava vendo outro
cachorro, ele tentou abocanhar o reflexo para roubar a carne dele, mas, quando
abriu a boca, deixou cair no rio o pedaço que tinha roubado.
Adaptação da fábula de Esopo.
Qual poderia ser a
moral dessa história?
( ) A -Quem ama o feio, bonito lhe parece.
( ) B -A pressa é inimiga da perfeição.
( ) C -Quem tudo quer tudo perde.
( ) D -Cachorro velho não aprende truque novo.
2 - Leia o texto:
O Leão e o Mosquito
Um leão estava irritado com um mosquito
que não parava de voar ao redor de sua cabeça, mas o inseto nem ligava.
- Só porque você pensa que é o rei dos
animais acha que vou ficar com medo de você? - disse o mosquitinho, que, em
seguida, deu uma picada ardida no focinho do leão.
Enfurecido, o leão deu uma patada no
mosquito, mas a única coisa que conseguiu foi se arranhar com as próprias
garras. O mosquito continuou picando o leão, que urrava desesperado. Depois de
algum tempo, já cansado e todo machucado, o leão se rendeu. O mosquito foi
embora zumbindo feliz para contar a todos que havia vencido o leão, mas,
distraído,
acabou caindo em uma teia de aranha. Preso na teia, o vencedor do rei dos
animais encontrou seu triste fim: foi comido por uma aranha menor do que ele.
Adaptação
da fábula de Esopo.
Qual
poderia ser a moral dessa história?
( ) A -Muitas vezes, o menor de nossos inimigos
é o mais temível.
( ) B -A verdade fala pela boca dos pequenos.
( ) C -Água mole em pedra dura tanto bate até
que fura.
( ) D -Quem espera sempre alcança.
3 -
Leia o trecho da fábula
O gato e o raposo:
"O
gato e o raposo andavam de sociedade a correr o mundo. Eram muito
amigos, apesar de o raposo estar sempre depreciando seu compadre:
- Afinal de contas, amigo gato, por que
não aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem?
Sempre
ouvi dizer que você é inteligente. Será verdade?"
ESOPO.
O gato e o raposo. In: Livro das fábulas. Curitiba: Positivo, 1998.
Lendo
esse trecho, podemos afirmar que:
( ) A -o gato admira a esperteza do raposo;
( ) B -o raposo duvida da inteligência do gato;
( ) C -o raposo acha que o gato sabe muitos
truques;
( ) D -os cachorros perseguem apenas o gato.
4 -
Leia o texto:
A Raposa e as Uvas
Certa raposa esfaimada encontrou uma
parreira carregadinha de lindos cachos maduros, coisa de fazer vir água à boca.
Mas tão altos que nem pulando.
O matreiro bicho torceu o focinho.
- Estão verdes - murmurou - Uvas verdes,
só pra cachorros.
E foi-se. Nisso, veio o vento e uma folha
caiu.
A raposa, ouvindo o barulhinho, voltou
depressa e pôs-se a procurar as uvas.
Moral da história: quem desdenha quer
comprar.
ESOPO.
A raposa e as uvas. In: Livro das fábulas. Curitiba: Positivo, 1998.
A
raposa disse que as uvas estavam verdes porque:
( ) A -ela viu um cachorro comendo-as;
( ) B -ela não conseguiu alcançá-las;
( ) C -elas ainda não estavam maduras;
( ) D -ela não gostava muito dessa fruta.
5 - Leia
o texto:
O Leão e o Ratinho
Aquele dia o leão estava muito satisfeito.
Havia caçado um lauto jantar e, por pura
sorte, prendera um rato, ainda filhote, que tinha entrado na sua caverna.
Mas, na hora de matar o ratinho, o leão
generosamente mudou de ideia.
Não só poupou a vida do bichinho, como
também ofereceu sua amizade e proteção até que o filhote crescesse e pudesse
cuidar de si mesmo.
E o tempo passou.
Um dia, num descuido, o leão caiu numa
armadilha de caçadores. E ficou preso em redes que apertavam mais e mais a cada
tentativa de fuga.
Desesperado, pôs-se a rugir por socorro.
Aí, então, foi a vez do ratinho aparecer e
roer corda por corda, até livrar o amigo das mãos dos caçadores.
Moral da história: é nas horas difíceis
que se conhece o amigo.
ESOPO.
O leão e o ratinho. In: Livro das fábulas. Curitiba: Positivo, 1998.
A
moral da história "é nas horas difíceis que se conhece o amigo"
significa que:
( ) A - sempre bom passar por horas difíceis
porque temos a oportunidade de fazer novos amigos;
( ) B -os verdadeiros amigos são aqueles que
não nos abandonam nem nas horas mais difíceis;.
( ) C -quando o tempo parece não passar,
devemos aproveitar para conversar e conhecer nossos amigos;.
( ) D -as pessoas que conhecem seus amigos
sabem que eles gostam de passar por horas difíceis.
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
6 - Leia
o texto:
A raposa e as uvas
Certa raposa esfaimada encontrou uma
parreira carregadinha de lindos cachos maduros, coisa de fazer vir água à boca.
Mas tão altos que nem pulando.
O matreiro bicho torceu o focinho.
- Estão verdes - murmurou - Uvas verdes,
só pra cachorros.
E foi-se. Nisso, veio o vento e uma
folha caiu.
A raposa, ouvindo o barulhinho, voltou
depressa e pôs-se a procurar as uvas.
Moral da história: Quem desdenha quer
comprar.
ESOPO.
A raposa e as uvas. In: Livro das fábulas. Curitiba: Positivo, 1998
A
expressão "coisa de fazer vir água à boca" quer dizer:
( ) A -substâncias líquidas, sucos,
refrigerantes, etc.;
( ) B -algum tipo de canudo que leva água até a
boca;
( ) C -algo que estimula o apetite;
( ) D - todos os tipos de coisas que servem
para molhar a boca.
7 -
Leia o trecho da fábula
O leão e o ratinho:
"Aquele dia o leão estava muito satisfeito.
Havia caçado um lauto jantar e, por pura sorte,
prendera um rato, ainda filhote, que tinha entrado na sua caverna."
ESOPO.
O leão e o ratinho. In: Livro das fábulas. Curitiba: Positivo, 1998.
No
trecho "Havia caçado um lauto jantar", a palavra lauto poderia ser substituída por:
( ) A -farto;
( ) B -pequeno;
( ) C -insignificante;
( ) D -gostoso.
8 -
Leia o trecho da fábula
Asno em pele de Leão:
"O asno vestiu uma pele de leão e
saiu andando pela floresta, divertindo-se com o pavor dos animais que
encontrava pelo caminho."
Adaptação
da fábula de Esopo "Asno em pele de Leão"
Neste
trecho, a expressão "o pavor" poderia ser substituída por:
( ) A -o riso.
( ) B -a festa.
( ) C -a cara.
( ) D -o medo.
9 -
Leia o trecho da fábula
A Lebre e a Tartaruga:
"A lebre estava se vangloriando de
sua rapidez diante dos outros animais:
- Nunca perco pra ninguém. Desafio todos
aqui a disputarem uma corrida
comigo."
Adaptação
da fábula de Esopo "A Lebre e a Tartaruga".
Com a
palavra vangloriando, o autor quis dizer que a lebre estava:
( ) A -falando normalmente;
( ) B -relatando algo de forma muito alegre;
( ) C -contando vantagem de maneira vaidosa;
( ) D -dizendo algo de maneira tímida e muito
humilde.
10 -
Leia o trecho da fábula
O ursinho e o mel:
"O ursinho era tão louco por mel que achava que podia comer todo o mel que
existisse no mundo. Ele passava o dia inteiro enfiando o focinho em colméias
cheinhas de abelhas. Sua mãe sempre avisava:
- Filho, não se meta onde não é chamado, senão um belo dia você vai levar
uma ferroada."
Adaptação
da fábula "O ursinho e o mel", de autor desconhecido.
A mãe
do ursinho estava com medo que ele:
( ) A -apanhasse do seu pai;
( ) B -levasse mel para dentro de casa;
( ) C -fosse ferido com um pedaço de ferro;
( ) D -levasse uma picada de abelha.
11 -
Leia o trecho:
"Um menino, pastor de ovelhas, havia
ganhado um apito para que soprasse em
caso de perigo. Como ele passava grande parte do dia nos campos com seu rebanho
de ovelhas, era necessário um meio de comunicação numa emergência
Num dia calmo de sol, enquanto as ovelhas
pastavam tranqüilamente, o menino resolveu soprar o apito só para verificar o
que aconteceria.
Ao ouvir o alarme, toda a aldeia correu
para salvá-lo do perigo iminente. Mas não havia perigo. Estava tudo no mais
completo sossego. Só se ouviram os risos
do pastorzinho, que achou aquela correria toda muito engraçada."
ESOPO.
O menino e o lobo. In: Livro das fábulas. Curitiba: Positivo, 1998
No
trecho "toda a aldeia correu para salvá-lo do perigo iminente", a
palavra iminente significa:
( ) A -engraçado;
( ) B -algo que está prestes a acontecer;
( ) C -algo que não é real ou verdadeiro;
( ) D -terrível.
12 -
Na frase "Minha mãe foi ao hospital e precisou fazer uma bateria de
exames", a palavra bateria se refere a um(a):
( ) A -conjunto de utensílios de cozinha;
( ) B -instrumento musical;
( ) C -grande quantidade de alguma coisa;
( ) D -peça que fornece energia para que o
automóvel se movimente.
13 -
Certa raposa esfaimada encontrou uma parreira carregadinha de lindos cachos
maduros, coisa de fazer vir
água à
boca.
Livro
das Fábulas. Positivo, 1998.
A
palavra esfaimada poderia ser substituída por:
( ) A -muito famosa;
( ) B -morta de fome;
( ) C -desanimada;
( ) D -muito animada.
14
- O ditado "É nas horas difíceis
que se conhece o amigo" significa que:
( ) A -é sempre bom passar por horas difíceis
porque temos a oportunidade de fazer novos amigos;
( ) B -quando o tempo parece não passar,
devemos aproveitar para conversar e conhecer nossos amigos;
( ) C -as pessoas que conhecem seus amigos
sabem que eles gostam de passar por horas difíceis;
( ) D -os verdadeiros amigos são aqueles que
não nos abandonam nem nas horas mais difíceis.
15 -
Leia com atenção esta frase: Reprovei em Matemática apesar de meu pai ser
professor dessa disciplina.
O
ditado que seria adequado a ela é:
( ) A -Casa de ferreiro, espeto de pau.
( ) B -Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha.
( ) C -Cachorro velho não aprende truque novo.
( ) D -Filho de peixe peixinho é.
16 -
Leia a frase:
Ela
arregaçou as mangas da camisa antes de lavar as mãos.
Podemos
afirmar que nessa oração:
( ) A -a expressão arregaçou as mangas
significa trabalhar muito e sem descanso;
( ) B -a palavra manga se refere ao fruto da
mangueira;
( ) C -o termo manga é a parte da roupa onde
colocamos os braços;
( ) D -a palavra manga quer dizer grupo de
pessoas.
17 - O
ditado "Passarinho que anda com morcego acaba dormindo de
ponta-cabeça" significa que:
( ) A -na natureza, passarinhos e morcegos
andam sempre juntos;
( ) B - quem anda com pessoas que são más
companhias acaba adquirindo os mesmos hábitos delas;
( ) C
- quem convive com pessoas que dormem de ponta-cabeça acaba acostumando-se a
dormir nessa posição;
( ) D -os passarinhos, no fundo, também gostam
de dormir de cabeça para baixo, assim como os morcegos.
18 -
Leia o seguinte texto:
O
Cachorro e sua Sombra
Um cão que carregava um pedaço de carne
roubada na boca estava atravessando um rio quando viu sua imagem refletida na
água.
Então,
pensando que estava vendo outro cachorro, ele tentou abocanhar o reflexo para
roubar a carne dele, mas, quando abriu a boca, deixou cair no rio o pedaço que
tinha roubado.
Adaptação
da fábula de Esopo.
Qual
poderia ser a moral dessa história?
( ) A -A quem ama, o feio bonito lhe parece.
( ) B -A pressa é inimiga da perfeição.
( ) C -Quem tudo quer tudo perde.
( ) D -Cachorro velho não aprende truque novo.
19 -
Leia o seguinte trecho:
A
maior parte dos internamentos de crianças decorrentes de acidentes domésticos,
como já vimos, é causada por traumatismo craniano. E os ambientes mais
propícios para esse tipo de acidente são as salas, corredores e quartos da
casa. Neles, estão as escadas, sacadas, janelas e a maioria dos móveis. Também
é comum a ocorrência de choques elétricos, sufocamentos e intoxicações. Sem
falar da porta de entrada da casa, que deve permanecer sempre trancada para
evitar que a criança vá para a rua sem que ninguém veja.
http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens/acidentes/sala.asp
A palavra grifada nesse texto se refere a:
( ) A -uma pessoa que corre;
( ) B -um cavalo de raça própria para corridas;
( ) C -parte da casa estreita e longa que liga
os demais cômodos;
( ) D -passagem de águas perigosas para
navegação.
20 -
Escolha a palavra que completa o seguinte ditado:
Quem
semeia vento colhe _______.
( ) A -Tempestade.
( ) B -Milho.
( ) C -Cimento.
( ) D -Sementes.
Identificar tema
21 -
Leia o seguinte trecho:
No
Brasil, o basquetebol foi introduzido em São Paulo no ano de 1896 por um
missionário norte-americano, Augusto F. Shaw. No início, era praticado no
Mackenzie College, na Escola Normal da Praça e nas ACMs. Porém, logo se
disseminou rapidamente, ainda que como uma atividade de lazer.
(http://www.aprendebrasil.com.br/educacao_fisica/modalidades/basquete.asp)
Qual é
o tema desse texto?
( ) A -A vida de missionário norte-americano.
( ) B -A história do basquetebol no Brasil.
( ) C -As escolas de São Paulo.
( ) D -A prática de atividades de lazer.
22 -
Qual das frases abaixo não se refere ao tema "brincadeiras infantis"?
( ) A -Camila chupava picolé até não agüentar
mais.
( ) B -Empinava pipa todas as tardes depois da
escola.
( ) C -Na quadra improvisada, os meninos
jogavam bola; e as meninas, queimada.
( ) D -Em dias de festa, a brincadeira do
pau-de-sebo anima crianças e adultos.
23 -
Leia o trecho a seguir:
Está
aí a palavra-chave para combater a dengue: prevenção. Assim como em boca
fechada, onde há tampa não entra mosquito. Nunca é demais insistir: todo e
qualquer objeto que possa acumular água é um perigo!
(http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens/dengue/acabar.asp)
Esse
parágrafo traz informações sobre:
( ) A -higiene corporal;
( ) B -mosquitos que entram em bocas fechadas;
( ) C -os perigos da água;
( ) D -o combate ao mosquito da dengue.
24 -
Leia o texto:
O
Pantanal é a maior região pantanosa do mundo e está situado nos estados do Mato
Grosso e Mato Grosso do Sul. Com cerca de 42 km², abrange, além do Brasil, a
Bolívia e o Paraguai. Nele, podemos encontrar estações bem distintas: a das
chuvas (que dura seis meses) e a da seca (que faz com que apareçam rios, lagos,
florestas e lagunas por baixo de toda a água). Lá, vivem aproximadamente 650
espécies de pássaros, e foram identificadas mais de 250 de peixes e de lontras
gigantescas.
Qual é
o tema dele?
( ) A -Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso
do Sul.
( ) B -Países como Bolívia e Paraguai.
( ) C -O Pantanal.
( ) D -Os rios e lagos do Brasil.
25 -
Leia o seguinte texto:
Não
tem nada mais gostoso do que inventar histórias emocionantes! Chame seus
amigos, distribua lápis e papel para todos e criem juntos uma história bem
legal. Pensem nos personagens e inventem os diálogos. Nem todos precisam
escrever, alguns podem desenhar o cenário e outros o figurino (as roupas que
vão ser usadas na peça). Depois, é só procurar roupas diferentes, lenços,
perucas, sapatos e máscaras. Mas lembre-se de pedir licença para usar essas
coisas, viu? Não vá pegar escondido a peruca do seu avô ou aquele sapato
caríssimo de sua mãe, pois você corre o risco de fazer alguns inimigos e de não
conseguir estrear sua peça! Ensaie com a turma durante algum tempo. Depois que
estiver tudo na ponta da língua, é só fazer umas maquiagens bem legais e
convidar todo mundo - a família, os vizinhos - para assistir à peça.
(http://www.meninomaluquinho.com.br)
O que
ele diz?
( ) A -Ensina como montar uma peça de teatro.
( ) B -Alerta sobre o perigo de roubar perucas
e sapatos das pessoas da família.
( ) C -Fala sobre histórias emocionantes.
( ) D -Conta a história de um grupo de crianças
que brincam de desfile de modas.
26 -
Leia o seguinte trecho:
Nossos
repórteres descobriram que a maioria dos acidentes não ocorre em locais
perigosos, como no trânsito das grandes cidades, e sim em lugares seguros, como
nossa casa. E podem acontecer com qualquer um, mas ocorrem mais na infância, na
adolescência e na velhice.
Qual é
o tema principal dele?
( ) A -Limpeza das casas.
( ) B -Acidentes.
( ) C -Fases da vida.
( ) D -Locais perigosos.
27 -
Leia o trecho a seguir:
Esses
animais são muito independentes e chamam nossa atenção pela sua graça, beleza e
leveza no andar. Eles se adaptam a pequenos ambientes, mas muitas vezes
precisam dar uma voltinha na rua. São inteligentes, acostumam-se rápido com o
ambiente onde vivem e, se forem treinados, conseguem abrir a porta e a torneira
para beber água fresquinha.
A que
animal ele se refere?
( ) A -Elefante.
( ) B -Porco-espinho.
( ) C - Papagaio.
( ) D - Gato.
28 -
Qual das frases abaixo se refere aos computadores?
( ) A -Pode-se comer cozido ou frito.
( ) B -Eles deixam fazer tudo o que o papai e a
mamãe não deixam.
( ) C -Eles realmente são bastante úteis para
fazer pesquisas e muito mais!
( ) D -Devemos escová-los, no mínimo, três
vezes ao dia.
1 comentários:
Ótimas atividades de interpretação de texto parabéns.
Postar um comentário