Seguidores

domingo, 22 de setembro de 2013

Sequencia didática da história Só um minutinho

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA HISTÓRIA: Só um Minutinho Tema: Só um Minutinho – Ana Maria Machado Tempo: 6 dias Objetivos:  Despertar e estimular o gosto em ouvir histórias.  Compreender o gênero textual a que o livro se refere: Conto;  Vivenciar estratégias de leitura que ajudem o aluno a avaliar o texto lido, defendendo oralmente suas opiniões;  Entender a moral de cada história;  Ilustrar as histórias contadas:  Escrever bilhetes para os personagens das histórias;  Recortar,colar e montar o esqueleto;  Realizar cálculos atividades matemáticas envolvendo o sistema de numeração;  Contar, compor, decompor numerais;  Organizar as ideias de um bilhete;  Identificar informações explicitas da história;  Identificar diferentes gêneros textuais e sua finalidade;  Perceber que o nosso corpo é sustentado por ossos. Conteúdos:  Literatura Infantil: Conto  Produção de texto  Ilustração, recorte, pintura e colagem.  Interpretação oral e escrita  Numerais  Corpo Humano;  Morte Avaliação: A avaliação será de acordo com o interesse, a participação e o desempenho do aluno nas atividades propostas. 1º dia: Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função do reconhecimento de seu suporte, seu gênero e sua contextualização. - Fazer a exploração oral da capa do livro; - Falar da ilustração, do suporte (livro), do gênero (história), do autor etc. De que vocês acham que esta história vai tratar? Quem serão os personagens? É uma história infantil, por quê? - Em seguida, dizer aos alunos que devem prestar muita atenção na história que será contada, porque depois serão realizadas atividades práticas; -Contar a história: "Só um minutinho"; -Os alunos deverão recontar a história; oralmente e depois reeescrevê-la no caderno de textos; 2º dia: -Os alunos farão a ilustração de cada minutinho da história. -Participar da atividade grupal, jogo dos dados;com a finalidade de construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências; JOGO DO DADO Objetivo: possibilitar aos alunos identificar informações explícitas de uma história por meio de um jogo de dados. Desenvolvimento: - Dividir a turma em cinco grupos; - Cada grupo deverá jogar o dado e localizar entre as fichas a resposta correspondente ao número sorteado. A equipe que conseguir acertar, ganha o ponto (dados numerados de 1 a 10 – o aluno joga o dado até sair um número novo, pois não vale número repetido). Ex.: se aluno tirar o número 1, terá que localizar a ficha correspondente à tarefa realizada pela Vovó no primeiro minutinho solicitado ao Sr. Esqueleto: casa varrida. Material necessário: Fichas grandes: casa varrida, bules de chá, pilhas de tortilhas, frutas para uma salada, queijos derretidos, panelas de comida, pinhatas cheias de balas, pratos de comida, netos lindos, Senhor Esqueleto.  Realizar as atividades que serão escritas no quadro. 1) No bolo de Vovó Carocha havia muitas velas não é mesmo? Precisou até de um sopro que nem furacão para apagar tantas velas. Desenhe o bolo do aniversário da Vovó Carocha. 2) A festa de aniversário da Vovó Carocha ficou uma beleza, principalmente com as pinhatas decorando o ambiente. Seus netinhos não viam a hora de quebrá-las e a chuva de balas colorir e adoçar ainda mais a festa. Conte as balas de 2 em 2 de 40 até 100. 3) As quatro frutas que a Vovó picou de tão grandes deram muitos pedaços para a salada de frutas. Desenhe as frutas. 3º dia: - Agrupar os alunos conforme o dia anterior. - Montar o esqueleto. Realizar atividade com a finalidade de trabalhar a produção de inferência de forma lúdica. Desenvolvimento:  Manter a organização da turma em cinco grupos  Cada grupo deverá jogar o dado e responder à pergunta correspondente ao número sorteado (perguntas numeradas de 1 a 6). Se a resposta estiver correta, a equipe recebe um ponto. As equipes adversárias, juntamente com a professora, deverão avaliar a resposta e decidir se a equipe jogadora ganha o ponto. Material necessário: Fichas numeradas de 1 a 6 contendo as perguntas a serem respondidas. 1) Por que o Sr. Esqueleto queria que a Vovó Carocha fosse embora com ele? 2) Por que Vovó Carocha pedia sempre mais um minutinho para o Sr. Esqueleto? 3) Para qual lugar o Sr. Esqueleto queria levar a Vovó? 4) Por que o Sr. Esqueleto estava perdendo a paciência com a Vovó Carocha? 5) Quem era o Sr. Esqueleto? 6) Por que o Sr. Esqueleto decidiu não levar a Vovó Carocha embora? - Os alunos deverão através de atividade lúdica,identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto. Objetivo: possibilitar aos alunos a identificação de alguns gêneros textuais (bilhete, receita e convite), associando-os as suas respectivas finalidades e funções. Desenvolvimento: - Manter a organização da turma em cinco grupos; - Cada grupo deverá jogar o dado numerado de 1 a 6. Em seguida, deverá localizar o gênero sorteado numa caixa, de acordo com o número correspondente à lista. Em seguida, deverá dizer qual a finalidade e função dele. - Essa atividade vale dois pontos: um para a localização do gênero e outro para a resposta correta da função e finalidade. Material necessário: - Cartaz contendo a lista dos gêneros textuais numerados de 1 a 6: 1) bilhete, 2) convite, 3) receita, 4) bilhete, 5) convite 6) receita. - Caixa ou baú contendo diferentes gêneros textuais incluindo os listados acima. Esta atividade vale dois pontos: 1 para localização do gênero e 1 para a reposta correta em relação à função e finalidade. 4º dia: Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas. Objetivo: Propiciar a escrita de palavras de padrões silábicos variados Desenvolvimento: - Manter a organização da turma em cinco grupos; - Cada equipe deverá jogar o dado numerado de 1 a 6. Em seguida, deverá escrever a palavra que completa a frase sorteada correspondente ao número sorteado. Material necessário: Fichas grandes contendo as frases a seguir, numeradas de 1 a 6: 1) Vovó fez 2 bules de chá de... 2) Para varrer a casa vovó usou... 3) Para fazer as tortilhas vovó gastou 3 quilos de... 4) As frutas que vovó fatiou eram... 5) O esqueleto queria que a vovó... 6) O esqueleto chegou à casa da vovó pela... (parte do dia) - Ganha o ponto a equipe que conseguir escrever corretamente a palavra. Realizar as atividades baixo que serão escritas no quadro. 1)Vamos ajudar o Senhor Esqueleto contando quantas tarefas a Vovó Carocha terá que fazer antes de ir embora com ele? Escreva em forma de lista no caderno. 2)O Senhor Esqueleto está ficando nervoso! Ajude ele a escrever os numerais de 200 até 300. 3)Essa Vovó Carocha é mesmo uma espertalhona, não é mesmo? Só inventa o que fazer para retardar sua ida com o esqueleto. Conte os números de 5 em 5 de 100 até 300. 5º dia:  Retomar a história oralmente;  Pedir que cada criança desenhe a parte que mais gostou;  Realizar atividade grupal;com o objetivo de propiciar a escrita de palavras de padrões silábicos variados Desenvolvimento: - Manter a organização da turma em cinco grupos; - Cada grupo deverá jogar o dado. Em seguida, deverá escrever a palavra que responde o que foi solicitado nas fichas numeradas de 1 a 6, de acordo com o número sorteado. Ex.: número sorteado 2, ficha – nome do animal que um dos netinhos carrega. R= Gato ou gatinho - Ganha o ponto o grupo que conseguir escrever corretamente. - Os grupos poderão consultar a ilustração da p. 22. Material necessário: Fichas grandes numeradas: 1) cor do cabelo do neto que carrega o bebê 2) nome do animal que um dos netinhos carrega 3) cor do vestido daquela que está de mãos dadas com a menina de blusa amarela e calça marrom 4) cor da blusa da menina que está conversando com a vovó 5) nome do objeto que o Sr. Esqueleto usa na cabeça 6) Nome do objeto que o Sr. Esqueleto usa no braço esquerdo. Realizar atividades com a finalidade de:  Compreender a categorização gráfica e funcional das letras  Conhecer e utilizar diferentes tipos de letra  Dispor, ordenar e organizar um texto de acordo com as convenções gráficas apropriadas. Objetivo: - Trabalhar a ordem alfabética utilizando o gênero textual lista - Propiciar a organização textual do gênero bilhete - Identificar letras do alfabeto Desenvolvimento: Manter a organização da turma em cinco grupos. Joga-se o dado e o grupo terá que realizar a tarefa sorteada de acordo com o número do dado. Material necessário: - Cartaz contendo as tarefas a serem realizadas: 1) Solicitar que produzam uma lista em ordem alfabética das tarefas realizadas pela Vovó Carocha (utilizar as fichas da atividade 2 de 1 a 7) 2) Remontar o bilhete escrito pelo Sr. Esqueleto; 3) Passar uma frase do texto da história para letra cursiva; 4) Achar uma palavra com a letra “Q”; 5) Achar no texto 3 palavras que tenham “Ç” ; 6) Achar no texto 3 palavras que tenham “C”; - Bilhete fatiado em frases (usar letras grandes) OBS:As atividades propostas para o trabalho com regularidades e irregularidades ortográficas devem ser planejadas de acordo com a necessidade da turma. 6º dia: -Trabalhar a reescrita do bilhete e ou da história, solicitando que os alunos criem um final diferente. Com isso a professora estará estimulando os alunos a escreverem os seus próprios bilhetes. 1) O Senhor Esqueleto não esperava participar da festa de aniversário da Vovó, se assustou com o convite que ficou confuso. Escreva um novo bilhete para vovó dizendo-lhe que no próximo ano, trará outros amigos para festa que estava uma belezura.  Visitar o Laboratório de Ciências para observar o esqueleto, perceber que o nosso corpo é sustentado por ossos e então iniciar o trabalho sobre o corpo humano. OBS:Se a professora ainda não trabalhou estes gêneros com a turma, deverá iniciar este trabalho com atividades de introdução, a fim de familiarizá-los com os mesmos. Em seguida, deverá trabalhar atividades de ensino sistemático e consolidação. SEQUÊNCIA DIDÁTICA: LIVRO: SÓ UM MINUTINHO Professora Sandra Ivanisa Eichstadt Bergmann 3º ano Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Antônio Fioravante

0 comentários:

Postar um comentário