Seguidores

quarta-feira, 16 de maio de 2012

NA CASA DE MEU AVÔ


               NA CASA DE MEU AVÔ  

Na casa de meu avô
Além do jardim florido
Plantado pelo seu Júlio
Além de ter um cachorro

Dengoso mas furioso
Das conversas lá no quarto
Do tio Nená que é tantã
Do piano da vovó

Tocando misterioso
De tantos livros bonitos
Da comida da Geralda
Na casa do meu avô

Ou melhor, na casa ao lado
Mora uma certa pessoa
Que se chama Isildinha.
Ah como é boa essa vida

Na casa do meu avô!
Bem melhor do que sorvete
Mais gostoso que bombom
Que refresco, chocolate

Bolo, bala, caramelo.
Ah como é doce essa vida
Na casa do meu avô

AZEVEDO, Ricardo. A casa de meu avô.
São Paulo: Ática, 1998.




) Quantos versos e quantas estrofes possui o poema?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Releia o poema e faça uma lista das coisas que existem na casa do avô.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
3) Por que o autor do texto diz que é muito doce a vida na casa do seu avô?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) E você, como vê a casa de seu avô? Ela lhe agrada? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Observe como o poeta compara a casa do seu avô:

Ah como é boa essa vida
Na casa do meu avô!
Bem melhor do que sorvete
Mais gostoso que bombom
Que refresco, chocolate
Bolo, bala, caramelo.
Ah como é doce essa vida
Na casa do meu avô!”

a) Você, como faria a comparação? Reescreva a estrofe, acrescentando outros comparativos.
_________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)Circule apenas as palavras escritas de maneira errada:

frazes crianças sorvete histórias probremas enchergar Camila excesso tamtas reclamações desser sábado
7) Nos grupos de palavras destaque os substantivos.

sábio
folha
grane
insolente
capaz
longo
relógio
amoroso
peixe
limpo
honesto
macio
sofá
chorona
arvore
aluno
veloz
agradável
bonito
compreensiva
transparente
aquário
preguiçoso
bicho

peludo
pai
portuguesa
mesa
lindo


8) Organize o texto abaixo. Basta colocar os sinais de pontuação, usar a letra maiúscula de forma adequada e separar os parágrafos:

O sonho de conseguir voar começou há muito tempo os seres humanos usaram sua criatividade e inventaram balões dirigíveis aviões e naves espaciais graças aos avanços da tecnologia e à evolução dos computadores o homem aprendeu a enviar naves para o espaço.








_________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Complete com S ou Z:
triste__a ___________________
va__io ___________________
ve__es ___________________
xadre__ ___________________
ga__olina ___________________
paí__ ___________________
aliá__ ___________________
anali__ar ___________________
ape__ar ___________________
apó__ ___________________
atra__o ___________________
avi__o ___________________
bi__avó ___________________




1 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela Excelente atividade.

Postar um comentário