Seguidores

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MODELOS DE RELATÓRIOS DE ACOMPANHAMENTO INDIVIDUAIS

BIANCA
Atingiu parcialmente os objetivos propostos para o semestre tanto em português quanto em matemática. É inteligente e participativa, porém, se distrai com facilidade e conversa demais, isso tem prejudicado sua aprendizagem.
Interessa-se muito pela leitura de gibis, revistas e livros.
Produz pequenos textos e lê com auxílio.

CAIO
Atingiu plenamente os objetivos propostos para o bimestre tanto em português quanto em matemática. Lê com autonomia e produz textos.
É inteligente, participativo, amoroso, prestativo, inteligente e muito educado. Está sempre disposto a auxiliar.
Interessa-se muito pela leitura de gibis, revistas e livros.

DENER
Atingiu os objetivos do bimestre tanto em português quanto em matemática. É inteligente e participativo, porém, por ser muito falante acaba perdendo as orientações dadas ou não realizando as atividades propostas.
Produz pequenos textos e lê com auxílio.
Interessa-se muito pela leitura de gibis, revistas e livros.
Senhores responsáveis, por favor, orientem o Dener a não se desconcentrar durante a aula e a não conversar, pois, isso prejudica a aprendizagem.
Precisa estudar matemática e se esforçar para separar as palavras na frase, pois, escreve tudo juntinho.
EDER
Atingiu plenamente os objetivos propostos para o bimestre tanto em português quanto em matemática. Lê com autonomia e produz textos.
É inteligente, participativo, amoroso, prestativo, inteligente e muito educado. Está sempre disposto a auxiliar.
Interessa-se muito pela leitura de gibis, revistas e livros.








FRANCIELY
Atingiu plenamente os objetivos propostos para o semestre. É inteligente, estudiosa e participativa. Só precisa se esforçar um pouquinho mais nas produções de texto.
Produz textos e lê com autonomia.
Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.


GABRIEL
As faltas do aluno tem prejudicado muito seu desempenho nas aulas. Está tendo dificuldades tanto em português quanto em matemática em decorrência dessas faltas. Tenho trabalhado bastante com o aluno na recuperação paralela.
Não atingiu os objetivos propostos para o bimestre tanto em português quanto em matemática. Não produz pequenos textos nem consegue ler. Tem muita dificuldade com numerais e continhas.


GABRIELY
Tem se esforçado bastante e superado muitas dificuldades. Atingiu os objetivos do bimestre. Escreve pequenos textos e lê com auxílio.
Atingiu parcialmente os objetivos do bimestre tanto em português quanto em matemática.
Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.


GEAN
Atingiu plenamente os objetivos propostos tanto em português quanto em matemática.
Lê com autonomia e produz pequenos textos com criatividade. Está sempre disposto a auxiliar os amiguinhos e a professora. É muito prestativo e carinhoso.
É participativo e inteligente, mas, precisa ser orientado a não conversar tanto nem se envolver em conflitos.
Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.


IGOR
Atingiu os objetivos do bimestre tanto em português quanto em matemática. É inteligente e participativo, porém, por ser muito falante acaba perdendo as orientações dadas ou não realizando as atividades propostas.
Produz pequeno textos e lê com auxílio.
Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.
Senhores responsáveis, por favor, orientem o Igor a não se desconcentrar durante a aula e a não conversar, pois, isso prejudica a aprendizagem.


ISABELA
Atingiu parcialmente os objetivos propostos em português e matemática. Ainda precisa de muito auxílio individual, mas, já produz pequenos com autonomia e lê com ajuda.
Realiza todas as atividades diárias tanto de classe quanto de casa. Precisa continuar estudando para vender os desafios.


JÉSSICA
Atingiu plenamente os objetivos propostos para o bimestre tanto em português quanto em matemática. Lê com autonomia e produz pequenos textos. 
Precisa ser orientada a não se distrair tanto, não correr e não conversar muito porque isso prejudica o processo ensino aprendizagem.
Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.



JHONATAN
Atingiu plenamente os objetivos propostos para o bimestre tanto em português quanto em matemática. Lê com autonomia e produz textos com muita criatividade e já utiliza pontuação.
É inteligente, participativo, amoroso, prestativo, inteligente e muito educado. Está sempre disposto a auxiliar.
Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.


KAMILA
Atingiu os objetivos propostos para o bimestre. É esforçada e comprometida. Lê com ajuda e produz pequenos textos.



KLEBER
Atingiu plenamente os objetivos do bimestre tanto em português quanto em matemática. É inteligente, participativo, educado, responsável ao extremo, carinhoso, criativo e autônomo.
Está sempre pronto a ajudar quem precisa. Se interessa muito por leitura de gibis, livros e revistas. Escreve com ortografia correta e já usa pontuação.
Lê com autonomia e produz textos.



LARA
Atingiu plenamente os objetivos do bimestre tanto em português quanto em matemática. Lê com autonomia, produz textos e já usa sinais de pontuação.
È inteligente, prestativa, participativa, educada, carinhosa, responsável e criativa. Está sempre pronta a ajudar.
Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.


LARISSA
Atingiu plenamente os objetivos do bimestre tanto em português quanto em matemática. Lê com autonomia, produz textos.
É inteligente, responsável e carinhosa.
Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.


LUANA
Atingiu plenamente os objetivos do bimestre tanto em português quanto em matemática. Lê com autonomia, produz textos.
É inteligente, responsável e carinhosa.
Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.


MARCOS
O Marcos teve um grande avanço no processo ensino aprendizagem. 
Atingiu os objetivos propostos para o bimestre tanto em português quanto em matemática. Tem se esforçado bastante e mudou seu comportamento para melhor. 
É inteligente, participativo e carinhoso. 
Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.








MATHEUS
Atingiu plenamente os objetivos propostos para o bimestre. Tem se esforçado muito e se interessado bastante pela leitura de gibis, livros e revistas.
Lê com autonomia e produz textos. Melhorou bastante o comportamento durante as aulas e recreio, porém, gostaria que os responsáveis estivessem sempre incentivando nesse sentido, pois, o Matheus é muito agitado e ansioso.
Demonstra bastante motivação tanto para a escrita quanto para a leitura e fica muito feliz com qualquer incentivo que acabam gerando nele vontade de melhorar ainda mais. Dessa forma, aconselho que valorize e estimule sempre os seus avanços tanto no comportamento quanto na aprendizagem.
É inteligente e criativo. Participa bastante das aulas e está sempre pronto a ajudar.


NATHAN
Atingiu plenamente os objetivos do bimestre tanto em português quanto em matemática. É inteligente, participativo, educado, responsável ao extremo, carinhoso, criativo e autônomo.
Está sempre pronto a ajudar quem precisa. Se interessa muito por leitura de gibis, livros e revistas. Escreve com ortografia correta e já usa pontuação.
Lê com autonomia e produz textos.



NOEMY
Se esforçou bastante e superou muitas de suas dificuldades.
Atingiu parcialmente os objetivos propostos para o bimestre em português, mas o mesmo não aconteceu em matemática. Precisa estudar bastante. Tem muita dificuldade com numerais e continhas.
È carinhosa e prestativa. Gosta de elogios e isso faz com que se esforce sempre mais.

PEDRO
Não atingiu os objetivos propostos para o bimestre tanto em português quanto em matemática. 
Não realiza as atividades diárias de classe com autonomia e não faz os deveres de casa.
Tem dificuldade de memorização. É necessário aprender o alfabeto para aprender a escrever. O Pedro não reconhece todas as letras do alfabeto e nem os numerais.
Precisa de ajuda constante da professora, da aluna pesquisadora ou de algum amiguinho. Tem dificuldade para entender os comandos e seguir regras.
Precisa estudar muito para superar essas dificuldades.


RANNA
Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.
Se esforçou bastante e superou muitas de suas dificuldades.
Atingiu os objetivos propostos para o bimestre, mas, não deve parar de estudar. É necessário que continue estudando para que tenha novas conquistas.
Lê com auxílio e produz textos com autonomia.

STEFANY
Se esforçou bastante e superou muitas de suas dificuldades.
Atingiu os objetivos propostos para o bimestre em português e matemática. Lê com auxílio e produz textos com autonomia.
Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.
Deve continuar estudando para que progrida ainda mais.
Precisa, por favor, ser orientada a não conversar tanto porque isso prejudica a concentração durante a realização das atividades.

VICTÓRIA

Se interessa muito pela leitura de gibis, revistas e livros.
Atingiu plenamente os objetivos do bimestre tanto em português quanto em matemática. Lê com autonomia, produz textos e já usa sinais de pontuação.
È inteligente, prestativa, participativa, educada, carinhosa, responsável e criativa. Está sempre pronta a ajudar.
Interessa-se muito pela leitura de gibis, revistas e livros.

VITOR
Ao final do bimestre deixou de realizar as atividades em sala de aula o que prejudica muito o processo ensino aprendizagem. É muito inteligente e capaz, precisa mudar o comportamento e prestar mais atenção ao que está realizando.
Produz textos e lê com autonomia.
Atingiu plenamente os objetivos propostos para o bimestre.
Interessa-se muito pela leitura de gibis, revistas e livros.


NAYARA:
Interessa-se muito pela leitura de gibis, revistas e livros.
Atingiu os objetivos propostos para o bimestre, porém, ainda tem dificuldades tanto em português quanto em matemática. Precisa estudar bastante.
Teve um grande avanço no bimestre e já mostra segurança para realizar as atividades que antes só realizava com auxílio individual da professora.
Já produz pequenos textos e lê com auxilio.




OBS: Esses relatórios são apenas modelos que devem ser adaptados, para que não se tornem apenas atitudinais, ou seja, apenas relatos das atitudes dos alunos , portanto há necessidades de  modificá-los  para que conste também   o que exatamente o aluno conseguiu atingir e o que não conseguiu de forma clara e suscinta e o que você fez para tentar sanar as dificuldades encontradas pelo aluno.(recuperação paralela,como foi dada)Deve constar também em que nível da escrita ele está(pré-silábico,silábico,silábico-alfabético ou alfabético),como é sua caligrafia,se omite letras ou troca fonemas(quais),se aglutina na escrita espontânea ou na cópia do quadro,se é um aluno disperso, como é na leitura,(lê com entonação,lê mas não faz uso da pontuação ou lê somente com auxílio direto do professor). Se domina as operaçôes, como é o seu raciocínio matemático,sua leitura de mundo e o que foi trabalhado nas áreas de Ciências,História,Geografia,Artes e como foi trabalhado os temas transversais, etc...
RETIRADO do http://www.jogosbrincadeiras.com.br


Obs: A Ana Maria Ramos , contribuiu no grupo Amo Alfabetização no facebook fazendo as seguintes observações:
Procure policiar o que você escreve em relatórios afim de evitar possíveis transtornos:
O aluno não sabe – O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
Não tem limites – Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…

É nervoso – Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois…
Tem o costume de roubar – Apresenta dificuldade de autocontrole, pois…
É agressivo – Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que deseja.
É bagunceiro, relaxado, porco – Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.
Não sabe nada – Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver…
É largado da família – Aparenta ser desassistido pela família, pois…
É desobediente – Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.
É apático, distraído – Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
É mentiroso – Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas
É fofoqueiro – Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
É chiclete – É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho…
É sonso e dissimulado – Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua participação.
É preguiçoso – Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as brincadeiras e outras atividades.
É mimado – Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
É deprimido, isolado, anti-social – Evita o contato e o diágolo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
É tagarela – Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Tem a boca suja – Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Possui distúrbio de comportamento – Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…
É egoísta – Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.



4 comentários:

Postar um comentário