Seguidores

domingo, 30 de outubro de 2011

O DIA DA VENTANIA DE PEDRO BANDEIRA


 O dia de ventania
 A onça andava louca para devorar o coelho.
Mestre coelho, que era muito esperto, imaginouum plano para acabar com a perseguição. Viu que a onça se aproximava e começou o seu planinho. Pegou o facão e pôs-se a juntar cipós, apressado e ansioso.
A onça achou aquilo muito estranho eperguntou:
 Para que tanto cipó, mestre coelho?
 Pois não sabe, comadre onça? Acontece queTupã está furioso com todos os bichos da florestae vai mandar um castigo terrível! Logo maiscomeça o Dia da Ventania Final!
 Dia da Ventania Final?!  espantou-se aonça.  O que é isso?
 É que vai ventar como nunca antes ventou no mundo. Vai ventar tanto que nenhum bicho vaiconseguir ficar de pé na terra. Vai tudo pelos ares!
 Que horror!  horrorizou-se a burra da onça.  E o que é que se pode fazer?
 Quem não for bobo tem de pedir para alguém amarrá-lo bem amarrado numa árvore bemgrossa. Eu estou juntando esses cipós aqui e voucorrendo pra casa amarrar todos os meus filhinhos!
A onça estava apavorada:
 Me ajude, amigo coelho! Não quero serlevada pela ventania. Me amarre primeiro!
 Desculpe, comadre onça, mas não posso. Tenho de ir correndo pra casa e amarrar meusfilhinhos.
 Não faça isso comigo, compadre coelho, porfavor! Me amarre!
A onça tanto insistiu que o coelho, depois de fingir que recusava, acabou concordando. Amarrou a danada da onça muito bem amarrada, com uma porção de cipós, na árvore mais forte da floresta!
E foi feliz para casa, deixando a burra da onça muito bem amarradinha e muito satisfeita, à espera da ventania que nunca haveria deaparecer...       
Pedro Bandeira. O dia da ventania. São Paulo

1) O coelho elaborou um plano porque tinha um problema com a onça. Qual era esse problema?

2) Qual era o plano?

3) Segundo o coelho, quem estava furioso com os bichos e o que ia acontecer?
4) De quantos parágrafos o texto é formado?

5) Qual o sinal de pontuação que inicia o quarto parágrafo? Para que serve?

6) Qual o sinal de pontuação que termina o quarto parágrafo? Para que serve?

7) O plano do coelho deu certo? Por que?

8) Dê um outro título para o texto.

9)  O texto conta que mestre coelho era muito esperto e que a onça era "burra". Vocês concordam? Por quê

2 comentários:

Anônimo disse...

ea resposta???

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário