Seguidores

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fábula : A formiga e o grão de trigo


A FORMIGA E O GRÃO DE TRIGO

Durante a colheita, um grão de trigo caiu no solo. Ali ele esperou que a chuva o enterrasse.
Então surgiu uma formiga que começou a arrastá-lo para o formigueiro.
– Por favor, me deixe em paz! – protestou o grão de trigo.
– Mas precisamos de você no formigueiro – disse a formiga – se não tivermos você para nos alimentar, vamos morrer de fome no inverno.
– Mas eu sou uma semente viva – reclamou o trigo. – não fui feito para ser comido. Eu devo ser enterrado no solo para que uma nova planta possa crescer a partir de mim.
– Talvez – disse a formiga –, mas isso é muito complicado para mim. E continuou a arrastar o trigo.
– Ei, espere – disse o trigo. Tive uma idéia. Vamos fazer um acordo!
– Um acordo? – perguntou a formiga.
– Isso mesmo. Você me deixa no campo e, no ano que vem, eu lhe dou cem grãos.

– Você está brincando – disse a formiga, descrente.
– Não, eu lhe prometo cem grãos iguais a mim no próximo ano.
– Cem grãos de trigo para desistir de apenas um? – disse a formiga, desconfiada. – Como você vai fazer isso?
– Não me pergunte – respondeu o trigo –, é um mistério que não sei explicar. Confie em mim.
– Eu confio em você – disse a formiga, que deixou o grão de trigo em seu lugar.
E, no ano seguinte, quando a formiga voltou, o trigo tinha mantido sua promessa.
FÁBULAS do mundo todo: Esopo, Leonardo da Vinci, Andersen, Tolstoi e muitos outros...
São Paulo: Melhoramentos,2004.

1O grão de trigo caiu no solo esperando que

(A) a formiga o levasse para o formigueiro.
(B) outros grãos de trigo fossem procurá-lo.
(C) o vento o levasse para longe dali.
(D) a chuva o enterrasse.

2. O desentendimento entre os personagens da história inicia quando

(A) o grão de trigo cai no solo.
(B) o trigo diz que é uma semente viva.
(C) a formiga começa a arrastar a semente.
(D) a formiga aceita fazer um acordo com o trigo.

3. Quando a formiga diz ao trigo “você está brincando”, ela

(A) acredita que o grão vai cumprir o acordo.
(B) desconfia da promessa do grão.
(C) está se divertindo com a situação.
(D) está propondo ao trigo uma brincadeira.

4-A formiga resolve deixar o grão em seu lugar porque
(A) ele lhe promete cem grãos de trigo.
(B) já tem comida suficiente no formigueiro
(C) quer o grão como amigo
(D ) Sente pena dele.

5- Quando o trigo diz que “O trigo tinha mantido sua promessa”, podemos entender que o trigo
(A) germinou e se tornou uma planta que gerou outros g
(B) ficou rico e comprou cem grãos para dar à formiga.
(C) tinha permanecido o tempo todo em seu lugar á espera da formiga.
(D) recebeu cem grãos da plantação vizinha


6. Esta história trata principalmente de um acordo baseado em:
(A) trapaça e mentira.
(B) confiança e fidelidade.
(C) amizade e companheirismo
(D) desconfiança e engano
 

0 comentários:

Postar um comentário