Seguidores

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dinâmica volta as aulas - Tema valores

Dinâmica de Boas Vindas
Tema: valores

Essa dinâmica pode ser feita com turmas até o 3º ano. A professora lê devagar o texto, e quando aparecerem as palavras em destaque, os alunos deverão realizar os gestos  determinados. No caso dos alunos pequeninhos, a ordem de executar os gestos pode ser dada através de cartazes com figuras. Já para os maiores, pode ser usada apenas a combinação verbal.
Os gestos podem ser definidos de outra forma também, de acordo com a intimidade desenvolvida pela turma com o passar dos dias e desenvolvimento do afeto entre eles, pois nos primeiros dias, como não se conhecem ainda, pode ser frustrante propor uma atividade onde eles têm que se tocar, já que muitos ficam retraídos no início! Essa sugestão pode ser gancho para uma temática, uma atividade de relaxamento, como atividade nos primeiros dias de aula...
 Fiz quando trabalhei valores, por isso o último parágrafo foi diferente. Aqui adaptei para o início do ano letivo*.

Execução e Organização:
As crianças podem estar dispostas em círculo, sentadas no chão, na sala ou no pátio; nos seus lugares, em grupos...
Antes de iniciar, a professora explica a atividade e combina os gestos (ou mostra os cartazes com os símbolos e a combinação).
Depois de “treinar” um pouquinho, a atividade pode ser realizada.

PAZ: levanta os braços
AMOR: "joga beijo”
SOLIDARIEDADE: abraça a si mesmo (ou a um colega)
BOAS VINDAS: Bate palmas

         Era uma vez, um menino chamado AMOR. Ele sonhava sempre com um mundo diferente, cheio de coisas boas, amizade e felicidade.
 AMOR tinha um lindo sonho: que todas as pessoas do mundo colocassem em prática a SOLIDARIEDADE e a PAZ.
AMOR sabia que não era um sonho impossível, mas difícil de realizar. Então, partiu pelo mundo pedindo ajuda a todas as crianças.
         Na escola onde estudava encontrou seus amigos e contou seu sonho. Neste instante AMOR começou a perceber que o sorriso dos seus amigos transmitia PAZ e que a SOLIDARIEDADE existia no interior de cada pessoa.
         Neste momento, um amigo perguntou:
         - AMOR, você encontrou um mundo cheio da PAZ e da SOLIDARIEDADE que procurava?
O AMOR alegre respondeu:
         - Sim encontrei! Ele existe no coração de cada pessoa, basta sabermos nos colocar no lugar do outro.
*Assim, o menininho chamado AMOR e seus amigos ficaram muito felizes e saíram por toda a escola, alegres por iniciarem mais um ano letivo e distribuindo sorrisos de BOAS VINDAS.
 

1 comentários:

Anônimo disse...

Amanha será minha primeira vez lecionando, irei aplicar esta dinâmica de boas vindas, aos pequeninos, estou super ansiosa rsrs....

Postar um comentário