Seguidores

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Não solte pipas em dias de chuva...

Leia o texto e responda às questões. . Não solte pipas em dias de chuva ou quando há relâmpagos. .Não solte pipas perto de fios telefônicos ou elétricos ou de antenas. Procure lugares abertos como praças , parques , campos de futebol etc. .Se a pipa enroscar nos fios , não tente tirá-la. Sempre é melhor perder a pipa do que a vida. .Não use linha metálica , como fio de cobre de bobinas. .Use luvas para não queimar as mãos na linha. .Olhe bem onde pisa , especialmente para trás. .Cuidado com ruas e lugares movimentados. .Atenção com motos e bicicletas: a linha pode ser perigosa para elas. .Não use linha cortante(cerol).É facílimo cortar as pessoas com elas, e inclusive você mesmo. . Não empine pipas sobre lajes e telhados , pois uma queda poderá ser fatal. Qual é o melhor título para o texto que você leu? a)( ) Dicas de segurança para empinar pipas. b)( ) Como usar o vento para empinar pipas. c)( ) Roupas e equipamentos para soltar pipas. d)( ) O que você deve usar para empinar pipas. Luvas devem ser usadas para: a)( ) enroscar as linhas metálicas b)( ) proteger as mãos de queimaduras c)( ) segurar os fios telefônicos e elétricos d)( ) desenroscar a pipa dos fios elétricos A linha pode ser perigosa para motos e bicicletas porque: a)( ) as crianças são muito distraídas. b)( ) os motoqueiros dirigem sem atenção. c)( ) pode causar algum acidente grave. d)( ) pode ficar molhada com a chuva. O texto que você leu serve para: a)( ) contar uma história b)( ) vender brinquedos c)( ) divertir as pessoas d)( ) orientar as pessoas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Versos juninos para apresentação

Festa Junina - músicas e textos diversos (7)

Mais versinhos juninos



Atividades para alfabetização




Capelinha de melão e História de um balão



Atividades Festa Junina (6)

Poesias e músicas juninas

01- Óia a quadria!
Zé Muxiba do Arraiá

Óia a sanfona ôrtravez!
Eça festa tá rrumada
Vô mi prumá cu'artivez
Prá agradá a muierada

Omenagiá São Jão
Ni uma quadria animada
Cum buscapé e rojão,
Vamô nerça caipirada!

As despois façu mai rima
ieu gora dexô procês
Êitcha calango que anima,
Óia a sanfona ôrtravez!...

02- Rainha do Mio
Cumadi Rosinha - Iranimel

Eita sanfona arretada,
Que dexa a gente assanhada,
Doidinha pa arrastá o pé!

Hoji vai tê festança
Pá menageá São Juão,
E ilegê a rainha do mío!

Já areformei mia saia de chita,
Ponhei frô e muita fita
E um babadão arendado!

O chapéu ta ua belezura só,
Ninguém vai  apercebê
Que era da mia avó!

To cum tudu i num to prosa
Agora só queru vê
A cara das invejosa!

Vo si mi lavá no riachu,
Quero dexá os meus cacho
Bem cherosu i prifumadu!

Afinar, eu to sabeno
Qui os cumpadi tomém tão quereno
Si prifumá i tomá banhu!

Tudo pa agradá a muierada!
I as cumadi, ah! Cutchada,
Tuda elas qué sê rainha,

Eu tomém queru, uai!
Mai si eu perdê,
Que importança que vai tê?

Num vo chorá, issu é bestera
Eu dou ua piscada po Zé,
I dançu cueli a noiti intera.
03- Ieu tomém vô intrá nerça
Cumadi Lilinha

Ieu tomém vô intrá nerça
Arrumendei meu vistido
I eli ficô mais bunito
Fiquei adengoza i facera
Xei a vregonha prá lá
Gora só pensu bestera
Cus hômi desçe arraiá.
04- O trem vortou
Cumpadi Zé

Uai, sô! o trem vortou
Mai num tem probrema não
Ieu fasso rima de nôvo
Iço parece vião
Iguá galinha sem ôvo
Vai e vorta no terrero
Vôi gual cumadi falô
Tomá banhu de chuvero
Ficá qui nem fazendero
Cheroso iguá um bizerro.

Êita muierada cherosa
Prefumadas qui nem rosa
Ieu qui já tô todo prosa.

Tô quereno matrimonho
Inda bem num chamo Antonho.
05- Mê dê uma bêra, Zé!
Terê das Bêra Mar

Num tem nada nesse mundo
que me dexe mai arretada
que uma sanfona tocano
divertino a muierada.

E se sobrá um pareio
que é difici acontecê
mais pu favô meu cumpadi
guarda ele pra terê.

Dançá muié cum muié
isso ninguém nunca qué
mai si o baile tivé bão
me dê aí uma bêra, Zé!

Já mandei riquirimento
mai foi pro arraiá errado
enderecei pra São Juão
foi pará no "Ismaga Sapo"!

Santos_SP

sábado, 19 de maio de 2012

Valor absoluto e relativo

Números romanos

Atividades matemática 3º ano





Texto informativo marsupiais


Atividades de matemática 2º e 3º ano - ábaco e calendário















problemas para montar Avaliação de matemática- 5° ano


1) O número 9 806 pode ser escrito da seguinte forma:

(A) nove mil e oitenta e seis
(B) nove mil oitocentos e sessenta
(C) nove mil oitocentos e seis
(D) nove mil oitenta sessenta

2) Carolina achou o mapa de um tesouro com a seguinte indicação: coloque-se de
costas para a pedra grande  e ande 157 passos para frente. Nesse local você
encontrará uma árvore. Siga com 126 passos à direita da árvore e você encontrará
um baú com o tesouro. A operação que permite calcular quantos passos Carolina
deve andar para encontrar o tesouro é:

(A) 157  - 126
(B) 157 × 126
(C)   157 + 126
(D)157 ÷ 126


3) Renata recebeu uma encomenda de 250 ovos de chocolate. Já fabricou 114. Para
determinar quantos ovos ela precisa fabricar para completar essa encomenda deve-
se fazer a operação:

(A) 250  - 114
(B) 250 + 114
(C)   250 × 114
(D)250 ÷ 114 


  4) Joaquim tinha duas gatinhas, uma marrom e outra malhada e três gatinhos, um
branco, um preto e o outro cor de mel. A operação que permite calcular quantos
casais diferentes ele pode formar combinando cada gatinha com um dos gatinhos é:

(A) 2 + 3
(B) 2 × 3
(C) 3 – 2
(D)3 ÷ 2



 5)  Cláudia costura para uma loja e cortou 900 metros de fita em pedaços de 25 metros. Para
determinar quantos pedaços de fita Cláudia obteve, precisamos efetuar a operação:

(A) 900 ÷ 25
(B) 900 – 25
(C) 900 + 25
(D) 900 × 25


 6)  Calcule o resultado de 425 + 1342.

(A) 5 592
(B) 4 592
(C) 2 767
(D) 1 767


  7) Calcule o resultado de 578 – 46.

(A) 624
(B) 532
(C) 522
(D) 118


8)   O produto de 268 por 9 é:

(A) 1812
(B) 1842
(C) 2342
(D) 2412

  9) O resultado da divisão de 721 por 7 é: 

(A)   10
(B)   13
(C) 100
(D) 103

 10)Fazendo a decomposição do número 572, temos:
(A)5  100 + 7  10 + 2
(B)7  100 + 5  10 + 2
(C)5  10 + 7 + 2
(D)5  1000 + 7  100 + 2

11) Em uma partida de futebol, Thiago fez 3 gols. Sabendo que o maior goleador de seu time tem
um total de 11 gols no campeonato, quantos gols Thiago deve fazer para igualar-se ao total de
gols do maior goleador?
(A)5
(B)7
(C)6
(D)8

12) Em uma parede da cozinha, há 15 fileiras de 10 azulejos e em outra há 13 fileiras de
10 azulejos. Quantos azulejos há nessa cozinha?
(A)100
(B)130
(C)150
(D)280
13) Multiplique 63 por 12. O resultado é:
(A)656
(B)756
(C)186
(D)  75
14) O resultado da divisão de 381 por 3 é:
(A)130
(B)128
(C)127
(D)125
15) A altura de Karen é 1,45 metros e a de seu irmão é 1,27 metros. Quantos centímetros Karen tem
a mais que seu irmão?
(A)28 cm
(B)18 cm
(C)15 cm
(D)12 cm
Compare os valores:
12  ,3111,  8912,  3212,   21
16) Escrevendo-os na ordem crescente, temos:
(A)11,8912,3112,3212,21
(B)11,8912,2112,3112,32
(C)12,2112,3112,3211,89
(D)12,3212,3112,2111,89
17) Com uma nota de R$ 20,00 comprei um saquinho de pipoca, um suco e quatro balas, gastando
R$ 5,25. Quanto recebi de troco?
(A)R$ 14,15
(B)R$ 14,25
(C)R$ 14,50
(D)R$ 14,75

18) Uma escola recebeu 150 caixas de lápis de cor. Os alunos que estudam no período da manhã
ficaram com 50% das caixas de lápis de cor recebidos. Quantas caixas de lápis representa
essa porcentagem?
(A)60
(B)65
(C)70
(D)75
19) Caio gastou cinco reais e quatro centavos em uma loja. Esse valor é representado por:
(A)R$     5,40
(B)R$     5,04
(C)R$     5,004
(D)R$ 504,00

20) Subtraindo 907 de 3.153, obtemos:
(A)2.156
(B)2.246
(C)3.246
(D)3.907
21) Quantos retângulos formam a caixa ao lado?
(A)3
(B)4
(C)6
(D)8
22) Um quadro de avisos localizado no meu quarto tem forma retangular. Este quadro tem quantas
diagonais?
(A)1
(B)2
(C)3
(D)4

23) A altura de uma lousa mede um metro e meio. Qual é a altura da lousa em centímetros?
(A)250 cm
(B)200 cm
(C)190 cm
(D)150 cm
24) Uma mamadeira contém 250 ml de leite. Com 1 litro de leite, quantas mamadeiras podem ser
preparadas?
(A)8
(B)6
(C)5
(D)4
25) Fui ao açougue e comprei 1 kg de bifes, embalados em dois pacotes iguais. Quantos gramas
têm em cada pacote?
(A)600 g
(B)550 g
(C)500 g
(D)650 g
26) Por causa da queda de uma ponte, uma rodovia ficou interditada durante 2 meses. Durante
quantas semanas a rodovia ficou interditada?
(A)  4 semanas.
(B)  6 semanas.
(C)  8 semanas.
(D)10 semanas.

27) Uma partida de vôlei teve a duração de 2 horas e 10 minutos. Qual foi a duração dessa partida
em minutos?
(A)210 minutos.
(B)150 minutos.
(C)130 minutos.
(D)110 minutos.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

NA CASA DE MEU AVÔ


               NA CASA DE MEU AVÔ  

Na casa de meu avô
Além do jardim florido
Plantado pelo seu Júlio
Além de ter um cachorro

Dengoso mas furioso
Das conversas lá no quarto
Do tio Nená que é tantã
Do piano da vovó

Tocando misterioso
De tantos livros bonitos
Da comida da Geralda
Na casa do meu avô

Ou melhor, na casa ao lado
Mora uma certa pessoa
Que se chama Isildinha.
Ah como é boa essa vida

Na casa do meu avô!
Bem melhor do que sorvete
Mais gostoso que bombom
Que refresco, chocolate

Bolo, bala, caramelo.
Ah como é doce essa vida
Na casa do meu avô

AZEVEDO, Ricardo. A casa de meu avô.
São Paulo: Ática, 1998.




) Quantos versos e quantas estrofes possui o poema?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Releia o poema e faça uma lista das coisas que existem na casa do avô.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
3) Por que o autor do texto diz que é muito doce a vida na casa do seu avô?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) E você, como vê a casa de seu avô? Ela lhe agrada? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Observe como o poeta compara a casa do seu avô:

Ah como é boa essa vida
Na casa do meu avô!
Bem melhor do que sorvete
Mais gostoso que bombom
Que refresco, chocolate
Bolo, bala, caramelo.
Ah como é doce essa vida
Na casa do meu avô!”

a) Você, como faria a comparação? Reescreva a estrofe, acrescentando outros comparativos.
_________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)Circule apenas as palavras escritas de maneira errada:

frazes crianças sorvete histórias probremas enchergar Camila excesso tamtas reclamações desser sábado
7) Nos grupos de palavras destaque os substantivos.

sábio
folha
grane
insolente
capaz
longo
relógio
amoroso
peixe
limpo
honesto
macio
sofá
chorona
arvore
aluno
veloz
agradável
bonito
compreensiva
transparente
aquário
preguiçoso
bicho

peludo
pai
portuguesa
mesa
lindo


8) Organize o texto abaixo. Basta colocar os sinais de pontuação, usar a letra maiúscula de forma adequada e separar os parágrafos:

O sonho de conseguir voar começou há muito tempo os seres humanos usaram sua criatividade e inventaram balões dirigíveis aviões e naves espaciais graças aos avanços da tecnologia e à evolução dos computadores o homem aprendeu a enviar naves para o espaço.








_________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Complete com S ou Z:
triste__a ___________________
va__io ___________________
ve__es ___________________
xadre__ ___________________
ga__olina ___________________
paí__ ___________________
aliá__ ___________________
anali__ar ___________________
ape__ar ___________________
apó__ ___________________
atra__o ___________________
avi__o ___________________
bi__avó ___________________




POESIA - A MINHOCA DE ELIAS JOSÉ

A MINHOCA




A MINHOCA SAI DA TOCA 

E SE ESTICA E SE ENROSCA. 

O PESCADOR QUER PEGAR 

A POBRE DA MINHOCA. 


A GALINHA QUER COMER 

A SABOROSA MINHOCA. 

O MOLEQUE QUER ESPREMER 

PRA SEPARAR TERRA E MINHOCA. 


A MINHOCA, QUE NÃO É TONTA, 

LOGO SE ESTICA E SE ENROSCA. 

A TERRA ENTERRA A MINHOCA 

E NINGUÉM VIU A SUA TOCA. 


LÁ DE SUA TOCA, TODA TORTA, 

TORCE DE RIR A LEVADA MINHOCA. 



                                                     Elias José

Sugestão de avaliação 3º ano de matemática





segunda-feira, 14 de maio de 2012

Interpretação textual _ Menino Maluquinho




1) Quem são os personagens da historinha?

2) Porque nessa historinha aparecem vários pontos de exclamação?

3) No terceiro quadrinho, além de gritar, o que mais Carol fez ao descobrir o saco plástico?

4) Porque Carol chegou a conclusão que fosse poluição?

5) Observe a seguinte frase: saco plástico foi jogado por banhistas.
diminutivo da palavra destacada é:
a)(     )sacolão                     b)(     ) sequilho                  c)(     ) sacola                       d)(     ) saquinho

6) “Carol é uma menina muito medrosa”, o adjetivo desta frase é:
a)(     ) Carol                        b)(     ) menina                   c)(     ) muito                       d)(     ) medrosa


7) Observe a seguinte frase: Carol correu para um lugar distante.
sinônimo da palavra destacada é:
a)(     ) perto                        b)(     ) longe

8) Reescreva apenas os adjetivos das frases nas linhas abaixo.
a) Uma água-viva é linda.                 
______________________             

b) A Carol é muito medrosa.
______________________
C) Corajoso é o Menino Maluquinho.
______________________

terça-feira, 1 de maio de 2012

Sugestões de avaliação Português _ 4º e 5º anos



       Na escola da bicharada, dona Corujinha, por ser muito sabida, é a professora.
     O Burro ainda não sabe ler. A Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu.
  A Hiena só dá risadas. O Macaco só faz palhaçadas.
       O aluno que dá mais trabalho é o vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo todo, pra lá e pra cá, com sua cauda colorida.
       Um dia o Pavão falou:
       - Como sou belo! Vejam minhas penas!
      O Macaco deu uma pirueta e respondeu:
   - Ó vaidoso animal! Olhe para seus pés. Veja como são feios.
                       O Pavão olhou para os pés, levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.
(Adaptação da Fábula de Esopo)

1. Qual é o título do texto?

2. Quem são os personagens?

3. De onde o texto foi retirado?

.4. Quem é a professora da escola e por que?

5. O que o texto informa sobre o Burro?

6. Por que o Pavão é o aluno que dá mais trabalho? 

7. Em quantos parágrafos o texto foi escrito?

8. Retire do texto a frase que mostra o que o Macaco respondeu ao Pavão:

 O dia de ventania
 A onça andava louca para devorar o coelho.
Mestre coelho, que era muito esperto, imaginou um plano para acabar com a perseguição. Viu que a onça se aproximava e começou o seu planinho. Pegou o facão e pôs-se a juntar cipós, apressado e ansioso.
A onça achou aquilo muito estranho e perguntou:
 Para que tanto cipó, mestre coelho?
 Pois não sabe, comadre onça? Acontece que Tupã está furioso com todos os bichos da floresta e vai mandar um castigo terrível! Logo mais começa o Dia da Ventania Final!
 Dia da Ventania Final?!  espantou-se a onça.  O que é isso?
 É que vai ventar como nunca antes ventou no mundo. Vai ventar tanto que nenhum bicho vai conseguir ficar de pé na terra. Vai tudo pelos ares!
 Que horror!  horrorizou-se a burra da onça.  E o que é que se pode fazer?
 Quem não for bobo tem de pedir para alguém amarrá-lo bem amarrado numa árvore bem grossa. Eu estou juntando esses cipós aqui e vou correndo pra casa amarrar todos os meus filhinhos!
A onça estava apavorada:
 Me ajude, amigo coelho! Não quero ser levada pela ventania. Me amarre primeiro!
 Desculpe, comadre onça, mas não posso. Tenho de ir correndo pra casa e amarrar meus filhinhos.
 Não faça isso comigo, compadre coelho, por favor! Me amarre!
A onça tanto insistiu que o coelho, depois de fingir que recusava, acabou concordando. Amarrou a danada da onça muito bem amarrada, com uma porção de cipós, na árvore mais forte da floresta!
E foi feliz para casa, deixando a burra da onça muito bem amarradinha e muito satisfeita, à espera da ventania que nunca haveria de aparecer...       
Pedro Bandeira. O dia da ventania. São Paulo

1) O coelho elaborou um plano porque tinha um problema com a onça. Qual era esse problema?

2) Qual era o plano?

3) Segundo o coelho, quem estava furioso com os bichos e o que ia acontecer?
4) De quantos parágrafos o texto é formado?

5) Qual o sinal de pontuação que inicia o quarto parágrafo? Para que serve?

6) Qual o sinal de pontuação que termina o quarto parágrafo? Para que serve?

7) O plano do coelho deu certo? Por que?

8) Dê um outro título para o texto.

9)  O texto conta que mestre coelho era muito esperto e que a onça era "burra". Vocês concordam? Por quê