quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Interpretação de biografia _ Leonardo da Vinci


Leonardo da Vinci (1452 - 1519)

            Todos os entendidos em pintura são unânimes em considerar Leonardo da Vinci um dos maiores pintores de todos os tempos. Sua tela intitulada La Gioconda é o quadro mais famoso do mundo. Mas, se não tivesse jamais pegado num pincel,  ainda assim teria atingido a celebridade, pois foi também um grande inventor. De fato, foi ele o inventor do carrinho de mão, de carros de combate, de veículos de lagartas (esteiras); fez plantas de dezenas de armas e de máquinas; experimentou protótipos de aviões (helicópteros) e de submarinos. Pintor e inventor, Leonardo da Vinci também era poeta, músico e escultor. Podemos dizer que, em toda a historia, nenhum homem conseguiu possuir maior numero de conhecimentos humanos, ninguém dominou tantos ramos das ciências e das artes como Leonardo da Vinci: foi o maior gênio da humanidade.
            Leonardo nasceu na pequena aldeia de Vinci, na Itália. Ainda criança, passava a maior parte do tempo com os avós paternos. A casa era grande e havia muitos criados. Leonardo era um belo menino de cabelos cachead0s e de grandes olhos azuis. Quando completou treze anos, foi viver com o pai em Florença, onde encontrou um grande grupo de irmãos e irmãs por parte de pai. Verificando que o rapazinho se interessava pela pintura o pai confiou-o ao pintor Verrochio, excelente professor.
            No fim de alguns anos o pai de Leonardo não quis mais pagar os estudos do filho, porque achava que o moço gastava muito tempo em estudar pedras e plantas, em observar o vôo das aves para compreender o funcionamento de organismo delas, e em construir modelos de máquinas. Mas Leonardo continuou na casa de Verrochio, na qualidade de assistente, até a idade de 25 anos. Então, estabeleceu-se por conta própria em Florença, passando depois a Milão, Veneza e finalmente à França, onde terminou seus dias.
            Leonardo tinha idéias que outros pintores gostavam de copiar. Mas deixou poucas obras. Não por falta de imaginação, pois são inúmeros os esboços e os desenhos a pena que nos deixou, mas porque se interessava por tantos assuntos, que não conseguia ficar com o pincel na mão por horas a fio.
            Alguns de seus quadros se perderam por tentar fazer experiência . Por exemplo no celebre quadro a ceia, pintado na capela do convento de Santa Maria das Graças, em Milão, empregou o método "sem óleo". Esse quadro já se tornara célebre antes de terminado, já começava a descascar.
            Até hoje se procura saber a significação do sorriso de Mona Lisa, La Gioconda. Essa jovem mulher existiu realmente. Seu esposo pediu ao mestre que fizesse o retrato dela. Uma vez terminado, o artista gostou tanto de sua obra, que não quis separar-se dela. Levou-a para a França, onde passou os últimos anos na corte de Francisco l.

Retirado da enciclopédia Delta Júnior, v.7, Delta.
Análise e reflexão da língua

1)   Que homem incrível foi Leonardo da Vinci, não?! Você já conhecia alguma coisa da vida dele? De tudo o que aprendeu sobre ele, escreva o que mais impressionou você.

2)   "No fim de alguns anos o pai de Leonardo não quis mais pagar os estudos do filho" Justifique com informações do texto.

3)   Explique por que Leonardo da Vinci foi o maior gênio da humanidade.

4)Pensando a respeito do texto responda:

a)   Que informações uma biografia nos oferece?

b)   Estas informações são inventadas ou são ligadas à realidade? Justifique.

c)   Você acha que neste tipo de texto podem aparecer diálogos? Por quê?

d)   Nesta biografia de Leonardo da Vinci é ele mesmo que conta sua vida, ou é outra pessoa quem conta?

e)   O que você observou para chegar a esta conclusão?

5)   Observe os trechos abaixo e verifique se as palavras em destaque podem ou não serem substituídas pela sugestão oferecida.

a)   "Leonardo tinha idéias que outros pintores gostavam de copiar."

sugestão: imitar
Justificativa: _______________________________________________

b)   "Leonardo era um belo menino de cabelos cacheados e de grandes olhos azuis."
sugestões: feio e pequeno
Justificativa: _________________________________________


0 comentários:

Postar um comentário

Passarela

s

Seguidores

Buscapé e Bondefaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.