quinta-feira, 21 de julho de 2011

Vários textos para copiar , colar e montar uma avaliação de português

Golfinhos
Conhecidos por sua inteligência e admirados pelos marinheiros desde a Antiguidade, os golfinhos são mamíferos que vivem na água, em bandos que podem chegar a abranger centenas de exemplares.
 São conhecidas umas cinquenta espécies de golfinhos, espalhadas por todos os oceanos e grandes rios do mundo. Dispondo de nadadeiras bastante desenvolvidas, são nadadores velozes e ágeis e têm o corpo bem adaptado para a vida na água.
Medem comumente 2 a 3 metros de comprimento, atingindo às vezes mais de 4 metros. Normalmente, têm o dorso escuro – que vai do cinza ao preto, conforme a espécie – e peito branco (...).
 Nos grandes rios do mundo, vivem algumas espécies de golfinhos. No Amazonas e principais afluentes, há uma delas, o boto amazonense, que chega a atingir cerca de 3 metros de comprimento.
 Os golfinhos têm sido seriamente estudados pelos cientistas, interessados na inteligência que demonstram e na capacidade que têm de se comunicar entre si por meio da emissão de sons distintos (eles emitem também vibrações supersônicas).
Enciclopédia do Estudante.
Os cientistas têm especial interesse por estudar os golfinhos devido a sua


Diferenças
Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas. O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de voo. O Peixe, para que o nado fizesse parte do currículo também.
O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
E assim foi feito.
Incluíram tudo, mas cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos. O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele.
Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa, Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft", coitadinho, quebrou as pernas.
O Coelho não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.
O Pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas e, depois, não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos...
http://fabriciaeclaudio.xpg.com.br.
No quinto parágrafo, a palavra “pluft” foi usada para expressar o som feito quando o Coelho


A finalidade dessa lista é indicar


A biografia do técnico do Brasil
Carlos Caetano Bledorn Verri, mais conhecido como Dunga, é um treinador e ex-futebolista brasileiro que atuava como volante.
Como jogador, sua maior conquista foi a Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos, sendo o capitão da equipe. Como treinador, teve sua nomeação para ser o técnico do Brasil em 24 de julho de 2006, conquistando até então a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009.
O apelido Dunga foi dado pelo tio Cláudio, em referência a um dos Sete Anões, acreditando que Carlos não teria uma estatura maior.
Sempre chamou a atenção pela liderança em campo. Volante duro na marcação, não hesitava em tentar lançamentos para os companheiros da frente.
Atualmente, como treinador da Seleção Brasileira, ele tem a missão de mexer com o brio dos jogadores e montar novamente um time competitivo e vencedor.
Glossário
Brio
- Sentimento da própria dignidade.
Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Dunga.
No fragmento “(...) conquistando até então a Copa América de 2007 (...)”, a expressão em destaque reforça a ideia de


A biografia de Dunga tem como objetivo principal


Uma noite de medo
Cecília acordou de madrugada com uma vontade enorme de fazer xixi. Abriu os olhos sonolenta. Que situação! Não gostava de acordar à noite. Ainda mais com uma vontade dessas, obrigando-a a sair do quentinho e a andar na casa fria! Cecília ficou imóvel, tentando dormir. Pensava com força: não estou com vontade, não estou com vontade, não estou com vontade...
Não deu certo. A vontade continuava lá, teimosa, insistente. Vontade de xixi é assim, não escolhe hora ou lugar – apenas acontece; a gente que trate de encontrar um banheiro. (...)
A menina começou a imaginar que saía de baixo das cobertas, calçava os chinelos e seguia pelo corredor até a última porta – a do banheiro. Sempre fazia isso, imaginava antes as coisas que ia fazer, e assim reunia coragem. Mas, antes que sua imaginação chegasse lá, seus ouvidos perceberam os ruídos da casa. (...)
Com tantos medos no ar, parecia que nada faria Cecília sair da cama. Nada, a não ser uma enorme vontade de fazer xixi. (...)
O trecho que expressa uma opinião está indicado em

Habitante da areia
Ele vive na beira da praia, enterrado na areia, ali onde quebram as ondas. Com o vai e vem das águas, por vezes aparece na superfície. Mas, se isso acontece, não perde tempo: rapidamente cava um buraco e se esconde areia adentro. Seu nome: tatuí ou tatuíra. Conhece esse bichinho? Ele foi batizado assim pelos índios, que o achavam parecido com um pequeno tatu.
“Os tatuís são encontrados nessa parte da praia porque são animais filtradores: isto é, que retiram o seu alimento da água. Eles contam com uma antena longa, repleta de cerdas, que retira algas e animais microscópicos da água, levando-os até a boca”, conta a bióloga Tereza Calado, do Laboratório de Ciências do Mar, da Universidade Federal de Alagoas.
Uma especialista em tatuís, a pesquisadora conta que, no Brasil, esses animais se dividem em duas espécies: a Emerita brasiliensis, presente no Sudeste e no Sul do país, e a Emerita portoricensis, encontrada na região Nordeste. As duas têm diferenças, mas só os especialistas conseguem notá-las. Para quem não é biólogo, ambas parecem idênticas.
Por: Mara Figueira, Instituto Ciência Hoje/RJ.
Publicado em 12/01/2010 | Atualizado em 12/01/2010
Os tatuís são encontrados na praia porque são animais filtradores que


No último quadrinho, o tigre – Haroldo – dá um enorme grito com seu dono – Calvin –, porque o tigre
Por que criança não pode trabalhar?
Criança não pode trabalhar por um motivo simples: porque ela está muito ocupada sendo criança. Ser criança é ter a liberdade de fazer uma porção de coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças. Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo.
Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar. As crianças que trabalham, em vez de papel e lápis, usam enxadas e pás. Em vez de conviver com outras crianças na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e nas ruas.
O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos é proibido trabalhar. Mas estar escrito na lei não é suficiente. É preciso que os governos, as famílias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar as crianças que trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas possam estudar e ajudando suas famílias a acolhê-las com dignidade e carinho.
MATTAR, Helio. In: Folha de S. Paulo (Folhinha), 02/03/2002.
O trecho do texto acima que reforça a ideia expressa no cartaz abaixo é 

O Homem e a galinha
Era uma vez um homem que tinha uma galinha.
Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro.
O homem ficou contente. Chamou a mulher:
— Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente: — Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha.
Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha.
Dava pão de ló, dava até sorvete.
E a galinha todos os dias botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
— Pra que este luxo todo com a galinha?
Nunca vi galinha comer pão de ló
Muito menos sorvete!
Vai que a mulher falou:
— É, mas esta é diferente. Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
— Acaba com isso, mulher. Galinha come é farelo.
Aí a mulher disse:
— E se ela não botar mais ovos de ouro?
­ — Bota sim! — o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha.
E a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
— Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão!
A galinha pode muito bem comer milho.
— E se ela não botar mais ovos de ouro?
— Bota sim — respondeu o marido.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha.
E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Vai que o marido disse:
— Pra que este luxo de dar milho pra galinha?
Ela que cate o de-comer no quintal!
— E se ela não botar mais ovos de ouro?
­— Bota sim — o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal.
Ela catava sozinha a comida dela.
Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
Um dia a galinha encontrou o portão aberto.
Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão de ló.
ROCHA, Ruth. Enquanto o Mundo Pega Fogo, 2ª ed.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 14-19.
No trecho “Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão de ló”, a expressão sublinhada significa que a galinha está

 
A leitura da sequência dos quadrinhos indica ao leitor que a personagem Magali

O início da Terra e da vida
Você conhece a história de sua família? Onde e como viveram seus pais, avós e bisavós?
E a história da humanidade? Você sabe quando começou? E o planeta Terra, nossa casa comum, quando surgiu?
Nosso planeta teve origem há mais ou menos 4,5 bilhões de anos.  É velho, não? Para nós, é difícil imaginar um tempo tão longo.
No início, a Terra era uma imensa massa incandescente, ou seja, em brasa, que se formou a partir do mesmo material que deu origem ao Sol e aos demais planetas do Sistema Solar. No decorrer de milhões de anos, essa massa foi esfriando e foram se formando os elementos que existem hoje em nosso planeta: o ar, a água, as rochas, o solo, as plantas, os animais e o ser humano.
A vida surgiu há mais ou menos 3,5 bilhões de anos – portanto, um bilhão de anos após o início da formação da Terra. Acredita-se que surgiu na água, sob a forma de seres bem simples.  Com o tempo, eles foram se tornando complexos e deram origem às plantas e aos animais. Mais tarde, a vida fixou-se sobre a terra firme e no ar.
É fantástica a marcha do surgimento de diferentes formas de vida sobre a Terra: micro-organismos, plantas, peixes, répteis, aves, mamíferos.
Você sabe quando surgiram os primeiros seres humanos sobre a Terra? Há aproximadamente 3 milhões de anos. Parece muito, mas não é, se considerarmos que a vida no planeta tem mais de 3 bilhões de anos.
Ao longo do tempo, os seres sofreram transformações, dando origem a várias espécies. Esse processo chama-se evolução. A vida humana descende, por evolução, daqueles primeiros seres vivos microscópicos.
Coleção De Mãos Dadas, Editora Scipione.
De acordo com o texto, os seres vivos sofreram várias transformações, dando origem às várias espécies, num processo que se chama

“Havia um trabalho a ser feito, e Todo o Mundo achou que Alguém o faria.
Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém o fez.
No final, Todo o Mundo culpou Alguém porque Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito.”
Qual das alternativas abaixo melhor serviria como título para o texto acima?

Mundo mudo
Mila Ramos
O velho
que bateu à minha porta
não queria pão,
nem roupa.
Nem queria dinheiro!
Ele queria papo,
queria conversar.
Ah! O mundo é mudo...
Coleção De Mãos Dadas – Editora Scipione.
A expressão “Nem queria dinheiro !” causou à autora

Como é Grande o Meu Amor por Você
Roberto Carlos
Eu tenho tanto para lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você
E não há nada para comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você
Nem mesmo o céu nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor
Nem mais bonito
Me desespero a procurar
Alguma forma de lhe falar
Como é grande o meu amor por você
Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você
www.letras.terra.com.br
Qual palavra destacada nas estrofes abaixo indica a ideia de tempo?


De acordo com a história em quadrinhos, quem se encontra doente?


Ao ler a história de Juninho, você observa que


Lendo com atenção, percebemos que as cartas não foram entregues pela autora. Qual a razão?

CARTA 1
Rio de Janeiro, 2 de agosto de 2010.
Querida amiga Denise,
Como tem passado? Aqui em casa, estamos todos bem.
Sinto muitas saudades, mas estou trabalhando
muito. Então, só poderei te visitar nas férias.
Espero notícias suas, viu?
Beijos
Silvia

CARTA 2
CORREIO
Oi, pessoal!
Gosto muito de ler as reportagens e de fazer os passatempos da revista. Por favor, publiquem matérias sobre atividades culturais com entrada grátis.
PAULA CARDOZO
Irajá – Rio de Janeiro

CARTA 3
Rio de Janeiro, 28 de julho de 2010.
FILMES
Adorei a reportagem que vocês publicaram sobre filmes que crianças gostam de assistir.
Acho muito importante vocês se preocuparem com o universo infantil.
Este jornal tem contribuído muito com os professores em suas aulas.
Kelly Cristina – professora – 23 anos
Adaptado de Cadernos de Apoio e Aprendizagem Língua Portuguesa, 4º ano, volume 1, SP.
 
 
 
Essa atividade encontrei em um dos blogs que estava visitando, me desculpe, por não dar os devidos créditos, mas não me recordo qual foi o blog 

14 comentários:

Luciana disse...

muito boa as atividades

Rejane Costa disse...

Meu Deus como foram úteis para mim tuas ideias. Obrigada professora. Sou de Roraima- extremo norte do Brasil, gostaria também de fazer um blog cvom minhas atividades e avaliações para ajudar outros colegas.(aff) não sei fazer isso. beijos

rejanne_@hotmail.com

Anônimo disse...

Adorei seu artigo, meu parabéns

Rose disse...

Obrigada pelos elogios, fico muito feliz em ser útil.

Edimar disse...

muito bom, sou professor em Campo Alegre de Minas Resplendor MG. foram muito uteis sua atividades. Parabéns acessa o blog da minha escola é só digitar emaadefarias@gmail.com

Anônimo disse...

As atividades são ótimas,bem diversificadas.Obrigada!

Rose disse...

Obrigada a todos , que entram no meu blog, encontram atividades úteis e depois comentam!!
Palavras de carinho é sempre muitoooooooooo bom!!

Anônimo disse...

Adorei os textos, por acaso teria gabarito? E parabéns pelo material. Muito bom.
Antônia - Campo Grande/MS

Anônimo disse...

Ótimas atividades! Parabéns!

Débora Abud - Vale do Paraíba

Rose disse...

Muito obrigada, Debora Abud!

Anônimo disse...

Excelentes as atividades, Parabéns!

Rita de Cassía disse...


Pesquisas relacionadas a prova de portugues 6 ano


Prova de portugues 6° ano com gabarito

Prova de portugues 7° ano com gabarito

Prova de portugues 8° ano com gabarito

Prova de portugues 9° ano com gabarito

Rita de Cassía disse...



Amei seu blog é muito fofo e me ajudou bastante



interpretação de texto em quadrinhos

Tirinhas para produção de texto e redação

Tirinhas turma da mônica - Interpretação de texto

Interpretação de imagem - propaganda

Interpretação de história em quadrinhos O Vendedor

Menino maluquinho - Interpretação de texto




Interpretação de texto curto

Textos para interpretação 1° ano do ensino fundamental

Textos para interpretação 2° ano do Ensino fundamental

Textos para interpretação 3° ano do Ensino fundamental

Textos para interpretação 4° ano do Ensino fundamental

Textos para interpretação 5° ano do Ensino fundamental

Textos curtos para interpretação com gabarito

Texto curtos para interpretação de texto





Interpretação de texto

A princesa e a ervilha - Interpretação com alternativas

Interpretação de Texto - Exercícios com gabaritos

Interpretação de Texto - Exercícios com gabaritos


Anônimo disse...

Adorei suas atividades. Parabéns!

Postar um comentário

Passarela

s

Seguidores

Buscapé e Bondefaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.